Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Água de açude amanhece vermelha e moradores ficam assustados em MT

Coloração da água chamou a atenção do moradores da região.  Mesmo com a chuva, a água do local permanece avermelhada.

Um fenômeno atípico assustou os moradores do cinturão verde do bairro Pedra 90, em Cuiabá, nessa última quinta-feira(24). 

A água de um açude abandonado ficou vermelha chamando a atenção da comunidade local. De acordo com a dona da propriedade onde o açude está localizado, apesar da chuva que caiu nos últimos dias, a água ainda continuou vermelha.

Silvina de Oliveira, dona da chácara onde o açude está localizado, disse que ficou muito assusta com a cor da água e acabou chamando a polícia para verificar o açude. “Eu chamei a polícia para ver se não era alguma coisa que alguém tinha jogado lá dentro. O policial olhou e disse que se fosse algo, acabaria aparecendo no açude, mas não subiu nada”, revelou.

O neto da produtora rural, Celso Reis, foi chamado, ele descartou a possibilidade da água conter sangue. “Retiramos algumas amostras para pesquisa e a primeira impressão, cientificamente falando, não é sangue”, informou o médico.

Segundo o biólogo Emerson Fávaro, que analisou a água do açude, na primeira impressão, pode-se apontar três possibilidades para a causa do fenômeno. “Pode ser a entrada do assoreamento entorno do açude que acabou trazendo solo para dar essa coloração”. 

Para o biólogo, ainda há a possibilidades de ser contaminação por nutrientes que favorecem o rápido crescimento de algas.

Porém, segundo o especialista, também pode ser as plantações em entorno da propriedade. “Com as chuvas dos últimos dias, pode ser que [a água] carregou algum agrotóxico ou um defensivo agrícola que geralmente possuem fosfato e nitratos, que favorecem as algas a ter essa coloração”, explicou.

Enquanto não se tem uma posição técnica da analise coletada, a família que mora na propriedade, foi orientada pelo biólogo a manter uma distância do açude até que se saiba o que está causando essa coloração atípica. 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente foi procurada, mas até o fechamento da matéria, ainda não tinha informado quais medidas vai tomar para avaliar o que causou a coloração na água.

Fonte: G1

Nenhum comentário: