Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

As 10 cidades abandonadas mais arrepiantes do mundo

As 10 cidades abandonadas mais arrepiantes do mundo

Algumas cidades morrem. Pessoas partem, ruas se aquietam, e o isolamento toma uma forma macabra de uma desamparada cidade-fantasma – ruínas vítimas de persistentes negligências e decadência urbana. De Taiwan aos pés das montanhas de Sierra Nevada, essas cidades abandonadas se escondem à sombra da civilização.

Sussuros calados e porvires interrompidos repassam as histórias do dia de seus colapsos. Algumas foram vítimas de catástrofes, enquanto outras simplesmente perderam suas funções. Acho que podemos todos concordar em uma coisa: são todas bem arrepiantes.

PRIPYAT


Localização: Pripyat, Ucrânia – a 100 km de Kiev

História: Em 26 de abril de 1986, o reator de Chernobyl anunciou sua trágica derrocada. O incidente foi um grande golpe para o setor de energia nuclear, e, ainda hoje, a cidade de Pripyat é um retiro abandonado, congelado nos tempos da era Soviética.

Mesmo após o reator acidentado ter sido envolto por uma caixa apropriada, chamada de “sarcófago”, a área permanece insegura para a vida humana.

A cidade prosperou em um aspecto, no entanto. A vida selvagem voltou para a área em massa. Lobos caçam silenciosamente entre os enormes prédios de apartamentos, e javalis buscam comida no parque de diversões abandonado -estranhamente inaugurado no dia seguinte à explosão do reator, durante a evacuação.

Abandonada desde: 1986

SANZHI


Localização: Distrito de Sanzhi, New Taipei, Taiwan

História: Esta área chamada de Sanzhi, ao norte de Taipei, era para ser, originalmente, um resort de férias e entretenimento para militares dos EUA. A arquitetura pode ser classificada como futurística, e a comunidade do resort abandonado teve dificuldades desde o início. Durante a construção, muitos trabalhadores morreram em acidentes de carro, e outros estranhos acidentes eram comuns. As mortes foram atribuídas a causas sobrenaturais. Alguns especulam que o resort foi construído sobre um cemitério holandês, enquanto outros atribuíram os infortúnios a uma estátua de dragão destruída durante a construção. Seja como for, as ruínas nunca receberam seu primeiro hóspede; o projeto foi abandonado.

Abandonada desde: 1980

CRACO

Localização: Craco, Basilicata, Itália

História: Construído sobre uma cúpula, a utilidade das alturas de Craco era, inicialmente, a de impedir invasores. A localização da cidade no precipício do penhasco, no entanto, também ameaçou a sua integridade. Após ser abalada por uma série de terremotos e deslizamentos de terra subsequentes, Craco foi abandonada e trocada por terras mais baixas. Hoje, a aldeia vazia é ótima para exploração e abriga um número de igrejas de tempos antigos, como a Santa Maria della Stella.

Abandonada desde: 1963

KOLMANSKOP

Localização: Kolmanskop, Namíbia

História: Um dia, uma próspera comunidade de mineração de diamantes, Kolmanskop é, agora, uma cidade fantasma, onde as casas dão boas-vindas apenas à areia. A cidade do deserto foi originalmente construída quando os alemães descobriram a grande riqueza mineral da região. Construíram-na em um estilo de arquitetura alemã, com um salão de baile, um teatro e o primeiro sistema de trem da África. Quando os mineiros se mudaram, o deserto retomou a cidade. As areias invadiram as casas, cobriram as ruas e, lentamente, apagaram grande parte dos vestígios de civilização, com exceção das casas elevadas e edifícios públicos. A visão de uma derrocada cidade alemã nas areias móveis do deserto da Namíbia é, sem dúvida, deslumbrante.

Abandonada desde: 1954

ILHA DE HASHIMA

Localização: Ilha de Hashima, Nagasaki, Japão

História: Durante a revolução industrial no Japão, a empresa Mitsubishi ergueu, nessa remota ilha, uma civilização em torno de grandes depósitos de carvão das ilhas de Nagasaki.

A ilha abriga alguns dos primeiros edifícios altos de concreto do Japão e, por quase um século, a mineração nela floresceu. No seu auge, a ilha de 15 hectares abrigou mais de cinco mil moradores – mineradores de carvão e suas famílias. Hoje, um clima pós-apocalíptico assombra a ilha abandonada, e as torres em ruínas e ruas vazias sobrevivem em meio a um assustador silêncio industrial. Em 2009, a ilha foi aberta aos turistas. Agora, você pode fazer uma viagem para explorar os cinemas, edifícios de apartamentos e lojas da Ilha Fantasma.

Abandonada desde: 1974

ORADOUR-SUR-GLANE

Localização: Oradour-sur-Glane, Limousin, França

História: Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas nazistas invadiram Oradour-sur-Glane e destruíram completamente a aldeia, matando 642 pessoas. Os carros queimados e edifícios permanecem congelados no tempo, como estavam em 1944; um reflexo da monstruosidade da guerra e um memorial para os moradores que perderam suas vidas. O massacre foi um dos momentos mais cruéis da humanidade. Todos os visitantes da “cidade-mártir” são convidados a permanecer em silêncio enquanto vagam pelas ruas melancólicas da tragédia.

Abandonada desde: 1944

CENTRALIA

Localização: Centralia, Pensilvânia, Estados Unidos

História: Toda a cidade de Centralia foi condenada pelo estado da Pensilvânia e seu código postal foi revogado. A estrada que um dia conduziu à Centralia está bloqueada. É como se a cidade nem existisse, mas existe, e foi dominada pelas chamas por quase 50 anos. Em 1962, iniciou-se um incêndio em um aterro sanitário nas proximidades do cemitério Odd Fellows. O fogo se espalhou rapidamente através de um buraco para a mina de carvão que ficava sob a cidade, e as chamas permaneceram queimando desde então. Nuvens de fumaça saem pelas rachaduras da estrada e grandes buracos no chão se abrem aleatoriamente, liberando um calor de mil graus e vapores perigosos no ar. A cidade foi evacuada lentamente ao longo dos anos, embora alguns moradores optem por permanecer, acreditando que a evacuação é uma conspiração por parte do Estado, a fim de obter direitos sobre o mineral das reservas de carvão antracito sob as suas casas.

Abandonada desde: ainda ocupado por 10 ou mais almas corajosas

HUMBERSTONE

Localização: Norte do deserto do Atacama, Chile

História: Declarada Património Mundial pela UNESCO em 2005, Humberstone foi, um dia, uma movimentada refinaria de salitre no norte do deserto do Chile. A vida na paisagem lunar dos pampas chilenos é extremamente escassa, e bases como a da Humberstone serviram como trabalho e casa para muitos mineiros dos pampas. A natureza hostil do lugar causava ameaça à vida cotidiana dos moradores Humberstone. Seus esforços para extrair nitratos do maior depósito de salitre do mundo transformaram a agricultura da Europa e nas Américas, na forma de fertilizante nitrato de sódio.

Abandonada desde: 1960

BODIE

Localização: Bodie, Califórnia, Estados Unidos

História: Grande exemplo de cidade fantasma, Bodie é absolutamente espantosa. A “boom-city” de mais de 8.000 metros de altitude, em Serra Nevada, foi um pólo de mineração durante a corrida do ouro, e, no seu auge, na década de 1880, foi supostamente uma das maiores cidades da Califórnia. Sessenta e cinco saloons enfileiravam-se por milhas de poeiras ao longo de sua rua principal. Além da grande produção de cervejas, Bodie desenvolveu e tornou-se uma cidade repleta de características de cidade grande, como igrejas, hospitais, quatro postos de bombeiros e até mesmo uma “Chinatown”, bairro de moradores chineses. Os visitantes são livres para caminhar pelas ruas desertas da cidade construída em ouro e esperança.

Abandonada desde: 1942, embora a última edição do jornal local, The Miner Bodie, tenha sido impressa em 1912.

KAYAKÖY

Localização: Kayaköy, Muğla, Turquia

História: Milhares de cristãos de língua grega viveram nesta cidade ao sul de Fethiye, no sudoeste da Turquia, há centenas de anos. A aldeia consideravelmente grande tem sido uma cidade fantasma desde o fim da Guerra Greco-Turca. Mais de 500 casas e várias igrejas ortodoxas gregas preenchiam este jardim de estruturas decadentes. Existe ainda alguma esperança em relação ao ressurgimento desta antiga cidade, devido ao fato de agricultores orgânicos e artesãos começarem a ocupar esta região periférica.

Abandonada desde: 1923

Nenhum comentário: