Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2009

A Casa dos Padres de Sorocaba

Sorocaba foi fundada em 1654. Terra de bandeirantes, caçadores e assassinos de índios em sua essência. Pra se eximir de seus pecados esses bandeirantes, que depois fundariam quase todas as cidades do oeste do estado de São Paulo e grandes vilas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sempre trouxeram consigo grupos religiosos: fossem os jesuítas , beneditinos ou franciscanos. Era comum doar terras e dinheiro ao clero em troca do perdão. Por isso Sorocaba tem tantas igrejas e mosteiros, mas um destes chama a atenção em especial. É a edificação conhecida como Casa dos Padres (por mim citada algumas vezes na comunidade). É uma construção cravada num morro entre Sorocaba e Votorantim, que em tempos remotos abrigou um mosteiro beneditino. Sabe-se que os padres tinham escravos e os obrigavam a verdadeiras monstruosidades. Sempre viveram isolados do resto da cidade, nunca permitiram às outras ordens religiosas terem acesso à construção (que primeiro foi de madeira, depois de pau-a-pique e rochas) até que um primeiro incêndio matou todos os escravos dos padres. Reconstruído em concreto o mosteiro passou por outro incêndio há pouco mais de cem anos, vitimando agora todos os padres, e sendo desativado. Conta-se na então chácara do Vergueiro (hoje bairro próximo à Casa dos Padres) que no dia do incêndio que matou os religiosos se ouvia forte barulho de tambores e risadas dos escravos. Da Casa sobrou só o esqueleto, que ainda atrai gente de toda a região em busca do sobrenatural, e a maioria conta já ter visto algo no local, como espíritos pulando na piscina, sangue jorrando das paredes, ou os padres e negros brigando. Hoje esse morro fica na região mais cara da cidade, e tudo, absolutamente tudo que foi construído imediatamente em volta da casa faliu: de shopping a prostíbulo.

50 comentários:

NaTYy disse...

Nossa caraa essa casaa eeh muitoo massa dee longee see vee jaah daa arrepio meu amg fooi eeh elii escutavaa Barulhoos etc eoo voo maasi vamoo veer see aai daa Corageen :) sz

Anônimo disse...

óla...
fui na casa dos padres e lá é realmente muito asustador, mais muitos falam que ve coisas gritos pessoas pulando na piscina mais é tudo mentira eu fui lá e nao vi nada,já era 2:00 da manhã estava chovendo fomos em 16 pessoas super legal é muito enteresante a casa quero ir de novo!!!

Anônimo disse...

eu tbem ja estive lá, e a construção é muito antiga mesmo, se vê pelas larguras das paredes, tamanhos de tijolos, pelo piso de ceramica do lado de dentro e ajulejos e marmores nas paredes.existem coisas ali que sao mais recentes como piscinas e lajotas vermelhas e algumas paredes com tijolos furados mais recentes.mas é uma casa secular.acho que deveriam transformar em museu.

Aline disse...

Oi Sirlei!!! Aline voltando aqui! :)

Poxa é interessante isso. Sempre ouvi histórias envolvendo maus tratos contra os escravos. =/ deve ter coisa por aí sim.

Anônimo disse...

E nasci naquela regiao, e sempre ouvi estas historias, só sei que existem os predios de 3 fabricas que faliram, na regiao que fica de frente a essa casa, e tambem uma escola que foi ocupar as dependencia dessa fabrica fechou

Anônimo disse...

Entrem em contato com o Zé do Caixão, pelo site ou pelo Blog ou Orkut na internet, ele resolverá esse caso assombroso assim como os outros de tantas cidades que foram resolvidos.Lugares assombrados é com ele, ele é tecnico nisso!Abraços
Carlos Faria

Unknown disse...

Nossaaaaa o lugar é mtu legal msm jah fui mtas vezes ate no dia dos finados do ano passado \o/
mais akele lugar tem mtus misterios, tem uma certa arvore nakele lugar q faz um barulho estranho... mais é legal vale a pena conferir \o/
Pena q minha amiga morreu no ano passado lah na frente da casa dos padres "/

Anônimo disse...

é com muito pesar que venho lhes dizer que a casa dos padres já não existe mais, estive lá pela ultima vez a uns 4 meses e vi que o local foi todo demolido e aterrado, não se vê nem a piscina nem mais nada além de uma árvore no topo do morro... alguém sabe o que aconteceu ??

Anônimo disse...

A ultima vez que estive lá, isso já fazem mais de 2 anos, tinha tipo um vigia (sozinho) que nao tava deixando ninguém entrar. Ele estava em um carro de uma construtora e falou que ia virar condomínio residencial. Provavelmente vai falir também! Cara que saudades das festinhas trash que rolavam lá
Abraços, Guilherme

Anônimo disse...

um dia eu fui la e nem vi nda ,so encontrei um neguimho q flo q se o padre me visse la ele ia me xicotia ,ae do nda ele sumiu ,+ ele era um neguinho gente boa ,ate bolai um back p nois fuma
o nome dele era astolfo

Anônimo disse...

eu fui lah ...
ae eu logo escuto um barulho ,ae eu olhei p traz naum era nda
tinha 2 mlk cmigo e umas 5 mina
eu morri ...de medo
qndo eu fui sai uma voz asustadora flo bem asim p mim
negao volte aqi ,eu fikei cm mta raiva ,q odeio q me xame de negao
fui embora e naum volto + la fantasma racista

vet disse...

Fui uns 3 anis atras com uma galera apareceu um negro perguntando se alguém queria fuma um.. Então ele senta perto da fogueira contou varias historias de padres q Namoravam escravos , e depois cortavam suas línguas ,,, e depois kd o contador de historias ,,,, foi meio estranho .

Bruna F disse...

Eu já fui lá e no tempo em que fiquei no local não perecebi nada de estranho, mas realmente já ouvi vários amigos meus comentando de fatos ocorridos no local.
É sabid que a casa dos adres era um point para rockeiros em geral, mas com o tempo a polícia comecou a aparecer no local e a proibir esse tipo de reunião no local.

Anônimo disse...

Sou da região de sorocaba, já ouvi historiadores falando que essa região antes mesmo do ocorrido com os escravos, logo no inicio da fundação da cidade, foi posto de parada dos tropeiros, e que ele já haviam cometido atrocidades com os primeiros padres que ali residiam e com índios que habitavam a região próxima.

val disse...

Olha ja vui la muitas e muitas vezes e nunca escutei nada mais reumente é muito assustador mais é muito legal mais ja faz 12 anos q não fui mais mais gostaria de voltar la adoravamos ir la era muito legal......matavamos aula so pra ficar la era muito legal

Anônimo disse...

ola... como faz pra chegar nesse local ??

Anônimo disse...

Passei uma vez com meu ex namorado.Ele tinha o costume de ir lá com os amigos de madrugada.
Só que nesse dia em que eu fui com ele, era dia.
Por incrivel que pareça nunca vi aquele local com sol. Até mesmo nos videos e fotos, na maioria das vezes esta nublado.
A atmosfera do local já muda bruscamente no primeiro passo que você adentra.
Eu não vi nada ali, mas tinha um cachorro nos seguindo, e quando entramos ali, o cachorro ficou com medo e não entrou. ELe foi em todos os cantos, menos na casa. Muito macabra.

Anônimo disse...

Foi demolida?

Anônimo disse...

se não tem nada de sobrenatural.....
então o que é que atrai tanto

La Hoppus disse...

gente, infelizmente nunca fui pra chacara dos padres :(, fiquei sabendo que foi tudo destruido, mais ai, sera que ainda rola alguma coisa por lá? sempre ouvia meu primo falar dos roles dele com os amigos, e era tudo tao manero, quero muito ir, mais queria saber se iria perder tempo se fosse, alguem pode me ajudar?

Anônimo disse...

Sempre que ia na casa da minha tia em Sorocaba, pedia pra minha prima me levar la. ..nunca deu certo....Fiquei chateada com a notícia que foi demolida.....Agora já era...

Anônimo disse...

É sa casa era loca eu fui muito la eu moro em votorantim eu não saia dela uma quando ia no porão escutava passos ia eu e meu primo uma veis fomos no dia dos finados anoite meu escutamos tijolada na parede corremos tanto o barato era loco mas até hoje imfelismente distruiro a casa mais ate hoje a onde era a casa é meio macabra a noite

Anônimo disse...

Eu fui la varias vezes e era muito loco loco o lugar mesmo a gente saia da festa junina de votorantim e ia meu quem pode conhece valeu a pena era da hora

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu fui lá e tinha uma mulher correndo cagada no meio do mato ela tava oferecendo droga pra minha familia e dizia que seu nome era paloma Gabriela mo fedorenta minha familia gritava muito a hora q ela chegava perto da gente a gente jogava ate pedra pra ela parar

Anônimo disse...

A entrada da casa dos padres era ali pela Raposo, pouco acima do shopping panorâmico, até hoje, tem algo que parece uma portaria, só que destruida, quando era moleque(minha adolescencia), eu fui com a galera umas duas vezes, ali pelo matagal onde é parte do shopping Iguatemi, o lugar era sinistro mesmo.

Lah Hoppus disse...

Eu fui ontem a noite com dois amigos e uma amiga, achei estranho pq tava saindo agua de algum lugar, só q não dava pra ver de onde, o barranco pra entrar tava pura lama, e as pedras em volta tavam molhasdas, e quando subimos um pouco meis, perto da plantação, ouvimos barulhos de batidas que parecia vir de tras do mato, só que meu amigo disse q poderia ser só o vento cortando aq plantação, só q at´pe então ele não sabia da historia toda por tras de tudo, e eu sabia, ficamos mais um tempinho, mais começamos a ouvir o barulho dnv e eu não quis mais ficar lá. foi legal, a pesar de o principal, q pra mim seria a casa, não estar mais lá

Unknown disse...

Alguém me passa o endereço? Ela foi demolida?

Anônimo disse...

Sou policial militar e em certa ocasião, (não vou mencionar data), patrulhei essa região e ao me aproximar deste casarão pude constatar que o motor da viatura, (parte elétrica), simultaneamente sofreu uma pane. Foi necessário fazer a viatura 'pegar no tranco'. Saliento que a pane elétrica foi total... nem o rádio funcionou... ao retornar a comunicação a única recepção foi um ruído de estática e não era possível distinguir sinais de voz. Nota: é sabido que interferências eletromagnéticas são anomalias verificadas em muitas manifestações paranormais...

The Kennedy disse...

Ela foi demolida??

Anderson taxista disse...

Sim foi demolida, só ficaram as pilastras na entrada e a caixa d'água, acesso pela raposo próximo ao shopping panorâmico sentido campolim

Anônimo disse...

Ola amigo! Também já ouvi falar em interferência em aparelhos eletroeletrônicos onde existem relatos de lugares carregados de energia negativa... Panes, descarregamento de baterias, celulares com carga total acabar do nada etc. Nunca presenciei nada, mas deve ser bem estranho! Já fui algumas vezes para Paranapiacaba perto de Cubatão descer o Sistema funicular de Paranapiacaba uma ferrovia abandonada (ja trilhei 7 vezes ali) entre descidas e subidas, na segunda vez , *veja bem, não vi nem ouvi nada. Mas tive a sensação de estar sendo observado dentro de um túnel com 240 m às 3 horas da manhã... Foi bem estranho. Depois de um tempo fiquei sabendo que naquele mesmo túnel, morreram aprox 150 pessoas queimadas e esmagadas por duas locobreques à vapor que fazia o percurso no trecho e bateram de frente! (Existe um vídeo no YouTube que foi filmado em preto e branco na época) mostrando o acidente. *Até mais!!��

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Qual a localização exata da casa? Sou um caçador de coisas sobrenaturais e há um jeito de acabar com os espíritos que ainda habitam o local

Tatiane__ Fumiga disse...

Infelizmente a casa não existe mais, foi demolida. A entrada é bem assustadora e acho lugar bem sinistro tbm, mas a casa já não existe mais .ela fica em Sorocaba, próximo ao shopping panorâmico.

Anália Matos disse...

Nossa incríveis histórias qual o local exatamente dessa casa creci em Sorocaba passo quase que diariamente por alí mais não sei onde fica

Unknown disse...

A casa dos padres não tem mais fui lá hoje é não tinha mais nada

Unknown disse...

E o estranho é que bem ao lado desse lugar fica o Trevo da Morte, trecho da Raposo Tavares que registra muitos acidentes fatais.

Unknown disse...

16 pessoas? Muitas gente pra ir, , desse jeito não encontra sobrenatural, o certo e ir com no máximo 3 pessoas nesse mesmo horário .

Unknown disse...

Galera a primeira vez que fui estava saindo da Tiger(antiga lanhouse de votorantim) tinha uns 16 anos e fui la com uns amigos conhecer a tal mansao, na verdade eram 1 casa e uma mansao, uma pequena que diziam ser as dos escravos, mas so dava para ver por fora pq dentro o mato chegava ate o teto(ja n tinha telha essa casa só a estrutura de fora) e tinha a mansão que estava inteira pichada sem teto tambem mas com pisos,olhando aparentemente parece ser uma casa de apenas um andar,mas tinha um dos comodos q o chao estava quebrado e parecia um buraco quadrado to tamanho do comodo, ate pensamos em descer, colocamos um pedaço de tabua mas achamos arriscado pois nao dava para ver bem o fundo.
Saimos da casa e começamos a dar a volta pela direita (sentido piscina ou sei la o q era) ai vem o estranho, que em baixo da mansao tinha uma entrada semi-circular que parecia uma ponte em arco de pedras(na achei referencia melhor) decidimos entrar, tivemos que passar abaixados acho q a entrada tinha 1m ou um pouco mais, por uns 2m de comprimento, e deu em uma sala pequena só teto era alto dava para ficar de pé,toda pixada, quadrada com um palquinho de cimento(chamamos assim na epoca) nao muito alto retangular com 2m e pouco, na frente da passagem por onde entramos tinha outra passagem exatamente igual bem na frente, entramos por ela tinha mais uma sala exatamente igual e com mais um "palco" e outra passagem logo a frente, entramos nessa passagem em logo a frente mais uma sala com mais um palco só que dessa vez o palco estava na frente e tinha 2 passagens uma para cada lado, fomos na da esquerda pq vimos a ponta da tabua q colocamos la de cima, nisso um amigo foi indo em direção a outra e ele simplesmente saiu correndo, todo mundo se assustou e saimos correndo chegando la fora ele estava palido e disse q se assustou com um morcego(pois a sala da direita era bem escura), passando o susto atiçou a curiosidade em voltar lá mas ele se recusou a ir e nao queria ficar do lado de fora sozinho esperando e nos convenceu a nao ir. Hoje eu estou com 28 anos e sempre me perguntei o que eram esses "palcos retangulares de cimento" e a conclusão mais obvia foi: Tem caixões dentro de cada um deles, e cada sala era uma especie de mausoléu,nao consigo pensar em outra utilidade para aquelas salinhas... Eu frequentava um barzinho underground no centro que tinha um pessoal que vivia indo la, e no cic tinha um grupinho de otakus que ja frequentaram lá. ouvi dizer que um casal (menor de idade) brigou em um desses encontros e a menina saiu sozinha da casa dos padres e desceu ate a rodovia e foi atropelada, nao sei o nome dela (sei o apelido mas n vou postar por respeito) e pouco tempo depois a prefeitura entrou com as maquinas destruindo o local. Bom quem souber algo sobre este local(principalmente essas salinhas) por favor entre em contato comigo.

Unknown disse...

EU QUE FIZ O ULTIMO POST ESQUECI DE DEIXAR O CONTATO raposafacasartesanais@gmail.com

doghumanosolidarios disse...

Respeito os cartolicos e evangélicos e religiões mais ali não existia padres e sim assassinos usado o nome DEUS pra praticar o mal esconde outros assassino fugitivos etc...a igreja cartolicos também foi enganada ou foi conivente este negócio espírito Cristo isto não exite e tenho coragem de mora lá transforma aquilo em um lugar bonito agradável e viditavel por qualquer cidadãos

Unknown disse...

Eu lembro desse fato, do casal. Conversava com a garota pelo Facebook, Triste né?

Unknown disse...

Escreveeeeh direitooooh

Anônimo disse...

Quero deixar aqui minha experiência com essa casa ,há mais ou menos uns 20 anos atrás eu trabalhava no Carrefour e junto comigo trabalhava umas 6 meninas elas eram de sorocaba e não conhecia a casa certo dia falei pra elas sobre a chácara dos padres que existia uma lenda de coisas misteriosas lá todas elas ficaram curiosas pra conhecer um dia trabalhando convidei elas pra ir lá conhecer todas toparam e lá por volta das 16:00 fomos do Carrefour até a chácara caminhando a pé chegamos lá subimos aquela passarela e fomos entrando na parte de cima da casa depois fomos embaixo entramos num tipo de passagem secreta um lugar bem estreito que mal cabia a gente encontramos muitas velas avessas velas vermelhas e pretas e figuras monstruosas nas paredes ficamos todas impressionadas enfim quando já estava dando quase 18 horas e a tarde estava caindo resolvemos ir embora quando começamos a descer aquela passarela de longe avistamos uma menina que tinha o tamanho de uma criança de 7 anos subindo e nos descendo quando cruzamos com ela percebemos que ela não nos olhou e continuou subindo e imediatamente todas nós olhamos pra trás e como passe de magica ela simplesmente sumiu ficamos assustadas mas mesmo assim voltamos na casa pra procurar a menina mas não a encontramos e fomos embora sem saber de onde surgiu essa menina é pra onde ela foi.

Anônimo disse...

Nossa que assustadorr

kika disse...

pena que não tivemos fotos das narrações aqui dadas, mas creio que seria bom um padre benzer o local..

Unknown disse...

Na onde que fica essa casa?

Unknown disse...

Na onde que fica esse lugar? não estou achando a localização dele

Anônimo disse...

Eu tbm ia muito lá, lembro dessas salinha, provável que fosse mausoléu... isso a quase 25 anos atrás, eu sempre ia com um namorado e mais algunsamigos, ficávamos sentados na escadaria bebendo... acho que por estar chapada escutava barulho de correntes